Considerada como um superalimento, a spirulina é uma cianobactéria rica em pigmentos vegetais, capaz de fazer fotossíntese e originária de reservatórios de água alcalina ricos em sal da América, Ásia e África central.
Ela é rica em proteínas e contém inúmeros antioxidantes, como o beta-caroteno, a ficocianina, tocoferóis, micronutrientes, ácidos graxos poliinsaturados (especialmente o ácido gama-linolênico) e compostos fenólicos. Devido ao seu alto valor nutritivo, já foi sugerida como suplemento para longas viagens espaciais pela National Aeronautics and Space Administration.
Entre seus benefícios, temos:
1. Perda de peso: auxilia na redução da infiltração de macrófagos na gordura visceral, redução da esteatose hepática, do estresse oxidativo e melhora na sensibilidade à insulina;
2. Melhora da saciedade: melhora a resistência à leptina;
3. Inibição da lipase pancreática: redução dos níveis de triglicérides;
4. Redução do colesterol: pela ação do ácido gama-linolênico;
5. Melhora a imunidade, promovendo a atividade das células natural killer;
6. Modula a microbiota em associação com probióticos.
Considere-a como mais uma opção para o seu dia-a-dia. Você pode consumi-la em cápsulas ou adicioná-la, na forma de pó, a sucos e shakes.
Fontes: Effects of spirulina on weight loss and blood lipids: a review. Open Heart 2020;7:e001003. Antioxidant, Immunomodulating, and Microbial-Modulating Activities of the Sustainable and Ecofriendly Spirulina. Oxidative Medicine and Cellular Longevity, Volume 2017, Article ID 3247528.