Você já deve ter reparado no caso de duas pessoas fazerem a mesma dieta, terem estilos de vida semelhantes e, mesmo assim, terem corpos e condições de saúde totalmente diferentes, não é mesmo? Já se perguntou por que isso acontece?
A resposta é simples: porque somos únicos, e nossos corpos podem responder de formas diferentes a estímulos semelhantes. E a base deste comportamento está em nossos GENES, que carregam informações específicas responsáveis pelos tipos de reações que acontecerão em nosso organismo. Temos cerca de 20.000 genes dentro de cada célula do nosso corpo!
Através dos testes genéticos, podemos avaliar, de maneira individualizada, como metabolizamos carboidratos e gorduras, por exemplo. Isso explica porque algumas pessoas coneguem emagrecer com dietas low carb e outras com dietas low fat; podemos ter informações a respeito da eficácia das dietas e dos exercícios em nossa perda de peso, quais fatores são cruciais no sucesso do emagrecimento; como funciona nossa genética comportamental no consumo de alimentos; quais possíveis intolerâncias e deficiências iremos desenvolver, e assim por diante.
Assim, conhecer nosso organismo através da genética, significa obter resultados muito mais assertivos e eficazes no manejo da perda de peso saudável, além do monitoramento preciso de possíveis intolerâncias e carências nutricionais.
0 comentários