A dieta mediterrânea é uma das mais estudadas atualmente, com inúmeros benefícios à saúde já comprovados: redução de 14% na mortalidade por câncer, de 50% no risco de síndrome metabólica, de 30% no risco de AVC e depressão, em 40% de Alzheimer, em 50% de infarto em pacientes com doença coronariana e em 70% de mortalidade pós-infarto.
Veja os alimentos que não podem faltar na dieta mediterrânea:
PEIXES
Ricos em proteínas, vitaminas B12, A, D e minerais, além de serem excelente fonte de ômega-3, bons para a saúde cardíaca, neurológica e imunidade, além dos benefícios para a pele.
AZEITE DE OLIVA
Rico em ácidos graxos monoinsaturados, reduzem o colesterol ruim e elevam o bom; tem ação antioxidante, protegendo o cérebro, reduzindo a inflamação e risco de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.
CASTANHAS
São ricas em selênio, vitamina E, fibras, proteínas e gorduras mono e poliinsaturadas. Seu consumo está associado a maior saciedade, a um grande efeito anti-inflamatório e antioxidante; melhoram os níveis de glicose e colesterol, regulam a microbiota intestinal e a imunidade e auxiliam na prevenção de diversos tipos de câncer.
FRUTAS E VEGETAIS
Quanto maior a variedade, cores e tipos, melhor. Ricas em vitaminas, fibras e minerais, possuem fitoquímicos que auxiliam na imunidade, prevenção de doenças crônicas e retardo do envelhecimento.
Além disso, é importante evitar doces, açúcar, carnes vermelhas ou processadas e laticínios integrais. Considere adotar a dieta mediterrânea e logo começará a notar seus inúmeros benefícios!
0 comentários