Muitos acreditam que, ao reduzir ou quase eliminar os carboidratos da dieta, perderão peso… Será que é verdade?
Quatro pontos são importantes a considerar:
1. Qual a proporção de macronutrientes da dieta (proteínas, carboidratos e gorduras)?
O consumo de 40 a 60% das calorias da dieta em carboidratos está dentro de intervalos normais. A dieta low carb (carboidratos < 40%) pode ser utilizada em alguns períodos e situações e a dieta cetogênica (< 10%) em outras, mas não é recomendável a adoção destas estratégias de modo contínuo. A longo prazo, pode provocar a perda de massa magra, redução no gasto energético e comprometimento da imunidade e do aporte de nutrientes. Deve sempre ser orientada por um profissional.
2. Há déficit calórico no plano alimentar?
Independentemente da quantidade de carboidratos, se não houver um déficit calórico (ingesta menor que o gasto energético), não haverá perda de peso.
3. Qual o tipo de carboidrato consumido?
Carboidratos são macronutrientes fundamentais para a saúde, sendo responsáveis por funções básicas do organismo, como respirar e fornecer energia. Mais do que eliminar, é interessante saber o tipo de carboidrato a ser consumido. Por exemplo, vale mais a pena consumir frutas, quinoa e aveia ou bolos, cookies, refrigerantes e sorvetes? Pense na qualidade dos carboidratos!
4. Qual a qualidade dos outros macronutrientes?
Vamos pensar aqui…. você realmente acredita que será vantajoso eliminar os carboidratos e consumir embutidos, manteiga, banha de porco, bacon, frituras, nuggets e outros tipos de gordura saturada e trans em excesso no lugar?
Muito mais do que culpar e restringir determinado grupo alimentar, é preciso ter equilíbrio e bom senso na hora de realizar suas escolhas alimentares! Pense nisso!
1 comentário
io game · Outubro 15, 2022 às 1:48 pm
Very energetic article, I enjoyed that bit. Will there be a part 2?